28° C

Programa Especial de
Controle Urbano e Ambiental
do território estratégico de suape

Sobre

AVANÇOS DO PROGRAMA

AVANÇOS DO PROGRAMA

Sobre

AVANÇOS DO PROGRAMA

 

O Programa Especial de Controle Urbano e Ambiental do Território Estratégico de Suape requer, de todos direta e indiretamente envolvidos na sua viabilização e gestão, um exercício da responsabilidade de Governo – no âmbito da união, do estado e dos municípios – voltado ao desenvolvimento ordenado e sustentável do Território. Esse exercício, a ser praticado com a participação da população, busca como resultado final a construção de uma solução viável para o controle urbano e ambiental do entorno de Suape. Desta forma, como toda ação precursora enfrenta desafios antes não explorados, gerando um estímulo maior para todos os envolvidos na construção de forma diferente de atuar, considerando sempre um contexto de aprendizagem contínua (Projeto de Gestão do Programa, setembro de 2012).

 

Ao longo dos anos de implementação do Programa, várias lições foram aprendidas e muitos resultados alcançados.

 

♦ 328 Gestores, Técnicos e Fiscais Capacitados.

♦ 5 Unidades Municipais de Controle Urbano e Ambiental equipadas.

♦ 13 Instrumentos Normativos atualizados.

♦ Participação social nos fóruns e reuniões da revisão dos Planos Diretores.

♦ Cadastro de Áreas Comprometidas com Intervenções – CACI atualizado para os oito municípios (mais de 2.000 equipamentos sociais e urbanos foram levantados em campo).

♦ Sistema de Informações Geográficas Integrado - SIG TES, desenvolvido em parceria com os municípios.

♦ Melhoria dos recursos logísticos para a Gestão Urbana e Ambiental dos Governos Locais através da Cessão de Uso para o exercício do Controle Urbano e Ambiental.

♦ Bases Cartográficas atualizadas com oito mosaicos de imagens satélites adquiridas e oito bases cartográficas vetorizadas e atualizadas para os oito municípios (área total de abrangência de 267.523,624 ha).

♦ Aquisição de 424 iteonal e equipamentos diversos e 51 veículos para o apoio logístico das Unidades Municipais de Controle Urbano e Núcleo de Coordenação do Programa.

♦ 775 itens de mobiliário funcional e equipamentos diversos e 51 veículos para o apoio logístico das Unidades Municipais de Controle Urbano e Núcleo de Coordenação do Programa.